Obra Social Sagrado Coração de Maria - GUIMARÃES                                                                                             
Casa Vila Pouca
Rua Dom Domingos da Silva Gonçalves
4810-439 Guimarães
Telef.: 253 516 419
Email:
obrasocialg@irscm.pt

Registar  
quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
en-USpt-PT
Obra Social do Sagrado Coração de Maria
A OSSCM de Guimarães » Historial  
Historial

Em 24 de Fevereiro de 1849, em Béziers, no sul de França, o Padre Jean Gailhac fundou o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM), para assumir qualquer trabalho que tornasse Deus mais conhecido e amado.
Em 1871 algumas Religiosas do Sagrado Coração de Maria (RSCM) vieram para Portugal. Fixaram-se no Porto, na rua da picaria, tendo-se dedicado à educação de crianças e jovens.
Com a implantação da República, em 1910, as RSCM foram para Tuy.
Em Outubro de 1932 as RSCM procuraram instalações em Guimarães, onde abriram um patronato e um colégio. O patronato funcionava em regime de actividades de tempos livres, para meninas provenientes de famílias desfavorecidas. O colégio integrava a educação pré-escolar, curso primário elementar e secundário (da infantil ao actual 9º ano).
Em 1967 o IRSCM constatou que existiam vários estabelecimentos de ensino em Guimarães, decidiu fechar o colégio para alargar os espaços e actividades da obra social.
O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em Portugal, com sede em Lisboa, na Rua Frei Tomé de Jesus, é o titular e proprietário da Obra Social do Sagrado Coração de Maria, com equipamentos em Portalegre, Braga e Guimarães.
Actualmente, a Obra Social do Sagrado Coração, em Guimarães, tem as valências de Creche, Jardim-de-Infância e Actividade de Tempos Livres.

Obra Social Sagrado Coração de Maria - Guimarães   |  Declaração de Privacidade  |  Termos de Utilização