Obra Social Sagrado Coração de Maria - GUIMARÃES                                                                                             
Casa Vila Pouca
Rua Dom Domingos da Silva Gonçalves
4810-439 Guimarães
Telef.: 253 516 419
Email:
obrasocialg@irscm.pt

Registar  
quinta-feira, 19 de Outubro de 2017
en-USpt-PT
Obra Social do Sagrado Coração de Maria
Serviços  
Serviços/Actividades da Obra Social do Sagrado Coração de Maria - Guimarães

Opções Pedagógicas
Em 1999, desencadeou-se um processo de formação em contexto para adopção de pedagogia construtivista, nomeadamente do currículo High/Scope e da pedagogia de projecto. O currículo High/Scope situa-se no âmbito de uma perspectiva desenvolvimentista para a educação. Representa uma construção da acção educativa através da experimentação. O processo de aprendizagem é visto como interactivo. Proporcionam-se algumas estruturas flexíveis, mediante a criar uma rotina diária estável, organização do tempo, do espaço, de materiais e de interacções que permitem criar um ciclo diário de planear-fazer-rever, em pequeno grupo e grande grupo.

“Pedagogia de projecto” pretende significar a realização de um estudo em profundidade, efectuado em pequeno grupo, numa perspectiva construtivista de aprendizagem. Privilegia a participação da criança/jovem na interacção com pessoas, materiais e objectos, de forma que possa extrair um sentido mais completo de eventos e fenómenos.
Os princípios fundamentais que orientam a construção do currículo desde a creche até aos últimos anos do ATL são similares. Além de incorporarem o conjunto de princípios e valores já referenciados, a OSSCMG tem como elemento norteador do seu funcionamento a preocupação com a organização de um contexto que permita contribuir de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente e para o seu sucesso académico.
Os objectivos, princípios genéricos, metodologias, aspectos organizativos do currículo High/Scope, da pedagogia de projecto e das competências para o ensino básico, do ministério da educação foram adaptados para o ATL, procurando-se assegurar uma articulação entre os vários níveis existentes na instituição, dando particular atenção às questões da matemática e da literacia.
A planificação das actividades, de acordo com as necessidades das crianças e jovens, tem uma periodicidade anual, trimestral e semanal. Os educadores de cada grupo elaboram um projecto pedagógico para o respectivo grupo que inclui: caracterização individual das crianças e jovens, da equipa educativa, da organização do processo educativo e sua avaliação.
Valências
Obra Social do Sagrado Coração de Maria, em Guimarães, tem a funcionar as valências de:
 ♦ Creche (crianças eté 2 anos),
 ♦ Jardim-de-Infância (Pré-escolar),
 ♦ Actividade de Tempos Livres - ATL - para alunos do ensino básico (do 1º ao 9º ano de escolaridade).
Frequência
A OSSCMG tem actualmente uma frequência de cerca de quatrocentos e setenta crianças e jovens, dos 0 aos 14 anos, agrupados em vinte e seis grupos e organizadas por nível etário de acordo com as valência acima descritas, orientados por profissionais com formação superior e diferentes especializações, apoiados por auxiliares de acção educativa e outros profissionais com formação diversa.

Obra Social Sagrado Coração de Maria - Guimarães   |  Declaração de Privacidade  |  Termos de Utilização